top of page

Artigos

Os Cinco Princípios no momento da transição do seu companheiro patudo.

Artigo Reiki Animal

Meditação:'Ser gratidão com o seu cão'

 

"Porque a Morte é mais um dos processos naturais da vida e mais uma oportunidade de cura'. Eva Pets

Há alguns anos atrás, quando estava a formular o manual para o curso de reiki com animais - nível avançado, descobri alguns textos da Kathleen Prasad e percebi que grande parte do que queria partilhar já estava escrito de uma forma maravilhosa por esta mestra de Reiki.
Utilizei parte dos seus textos para complementar a informação e partilha da minha experiência nos cursos.
Agora, é o momento, após variadas conversas com a Kathleen, de traduzir na íntegra vários dos seus textos e poder partilhar para que todos, inclusivé aqueles que não lêem em Inglês, possam abrir o coração ao Reiki Animal.
Hoje partilho um desses textos: “Reiki e transição canina”.
Apesar de no texto original ser referido o cão, podemos sempre generalizar para todos os nossos companheiros patudos, rastejantes e barbatanudos.
Grata."


Eva Pets
http://evapets.wixsite.com/evapets
 

Reiki e transição canina:

Apoiando a transição final do seu cão por Kathleen Prasad:

“Há um ciclo de amor e morte que molda a vida de quem escolhe viajar na companhia de animais. É um ciclo diferente de qualquer outro. Para aqueles que nunca viveram as suas reviravoltas nem caminharam esse caminho rochoso, é-lhes incompreensível a nossa disposição para dar-mos o nosso coração com total conhecimento que ele vai ser partido.
Só nós sabemos o quão pequeno é o preço a pagar para o que recebemos; o nosso luto, independentemente da sua intensidade é uma medida insuficiente à alegria que nos foi concedida.” Suzanne Clothier

Patty estava a arfar, claramente ansiosa e desconfortável.
A pastora alemã cruzada, que tinha sido resgatada pelo santuário Brighthaven vários meses antes, estava a aproximar-se da morte. Brighthaven apoia vários animais nos seus dias finais nesta vida, e eu sabia que a Patty era um cadela sortuda por ter encontrado o seu caminho aqui. Eu sentei-me perto dela, a oferecer Reiki, ela olhou para cima para mim. Eu tive a forte sensação que deveria massajar a sua testa enquanto oferecia Reiki. Assim que me sentei com ela, dando-lhe festas ela esticou a cabeça na minha direcção e a sua respiração tornou-se menos esforçada. Passados poucos minutos ela parou totalmente de arfar, suspirou e finalmente pude ver que ela conseguia relaxar completamente, eu pude sentir uma sensação forte de gratidão cercando-nos e envolvendo-nos. Eu conseguia perceber que ela compreendeu e apreciou todo o amor e cuidado de todos que no Brighthaven a amaram tanto.
Pouco depois deste tratamento de Reiki, a Patty faleceu pacificamente, rodeada de perto pela sua família e amigos de Brighthaven, humanos e animais. Ela tinha chegado ao fim desta parte da sua viagem, mas eu sabia que era meramente o princípio de outra viagem, simplesmente uma que não conseguimos ver tão facilmente...

O Reiki é um apoio maravilhoso para cães enquanto eles passam pelo processo de transição e morte. De origem Japonesa, o Reiki é um sistema para cura e desenvolvimento espiritual que utiliza uma série de princípios para a vida das pessoas, bem como meditações de cura e técnicas de foco para apoiar um reequilíbrio energético e re-harmonização do corpo, mente e espírito. À medida que os cães se aproximam da morte, a sua essência aproxima-se mais do seu reino espiritual. O Reiki pode nos ajudar a continuar a conectar e a apoiar os nossos cães à medida que eles se preparam para se libertarem do seu corpo físico.

Conectar com os nossos cães através do tratamento de Reiki é uma forma de conectar mais profundamente, do nosso coração para o coração do nosso animal, tornando mais consciente o amor e compaixão que existe entre nós, e a nossa conexão mais profunda para além da nossa relação física. Quando podemos estar presentes para o nosso cão desta forma durante o processo da transição e da morte, somos capazes de apoiar a sua viagem de uma forma muito profunda, tomando consciência de todos as dádivas que eles nos deram durante o nosso tempo juntos, e de que eles estarão sempre connosco nos nossos corações. Enquanto percorremos este difícil caminho com eles, seremos profundamente transformados pelo mesmo.

Adicionalmente às meditações de cura (ver “Ser gratidão com o seu cão”) há também os princípios de Reiki, que podem fornecer apoio aos cuidadores dos cães. O fundador do Reiki, Mikao Usui, criou os cinco princípios como orientadores para viver uma vida mais equilibrada. Quando apoiamos os nossos amados cães na sua transição, todos os tipos de emoções podem-nos surgir, e os cinco princípios podem-nos ajudar ou nos trazer de volta a estabilidade e equilíbrio que, por sua vez, é o estado emocional que mais nos ajuda a apoiar os nossos cães.

1. Só por hoje, não sinto raiva.

Podemos sentir raiva por não termos conseguido "curar" os nossos cães, ou de não termos conseguido travar a progressão da doença; ou revoltarmo-nos com nós próprios por não termos notado mais cedo, agido de forma diferente ou conseguido de alguma forma “parar” a progressão das coisas até este ponto. 
Precisamos aprender a rendermo-nos ao que é, em vez de ao que desejaria-mos que tivesse sido. (É sempre fácil olhar para trás e duvidar de nós próprios, mas dispender energia emocional na raiva vai só retirar energia que necessitamos para apoiar o nosso cão a partir de um espaço pacífico.)

2. Só por hoje, não me preocupo.

Podemos nos preocupar sobre como será a transição, se o nosso cão vai ter dor, e o que cada dia trará ao nosso querido cão - não saber o futuro e o medo do desconhecido, pode ser muito intimidante.
Enfrentar esta incerteza e rendermo-nos a ela vai-nos ajudar a permanecer presentes e corajosos, à medida que navegamos no desconhecido, juntamente com o nosso cão.

3. Ser humilde

Nós podemos desejar ter-mos “controlado” a viagem, tornando-a suave e fácil para todos os envolvidos. 
Nós precisamos aprender a aceitar o processo da morte, seja qual for a sua forma, em toda a sua complexidade e mistério. Morrer é uma experiência espiritual muito para além da nossa compreensão, uma parte do ciclo da vida que todos nós iremos experienciar a qualquer momento.
Sermos capazes de estar lá para os nossos cães, como simples e humildes testemunhas do processo, vai trazer-lhes bastante conforto.

4. Ser honesto no meu trabalho

As nossas relações com os nossos cães sempre vêm do lugar mais profundo e honesto do nosso interior. Eles não aceitarão nada mais nada menos do que isso da nossa parte. Por sua vez, o nosso “trabalho” nesta fase específica da vida dos nossos cães é estar aberto e honestamente presente ao seu lado, seja qual for o aspecto desta viagem - por toda a alegria e tristeza na plenitude das nossas memórias, pelo nosso amor e relação. Precisamos permitir aos nossos cães fazerem esta viagem à sua maneira e precisamos esforçarmo-nos para aceitar-mos tudo o que isto implica o melhor que conseguirmos.

5. Ter compaixão por si próprio e pelos outros

Quando temos de encarar a morte do nosso querido cão, é fácil ser-mos duros com nós próprios, querer-mos ter conseguido consertar as coisas. Regularmente poderemos nos questionar “O que mais poderia ter feito?”, “O que poderia eu ter feito de forma diferente?”. Os nossos cães amam-nos e aceitam-nos sejam quais forem as decisões que tomemos, sabendo que nós os amamos e que fizemos o nosso melhor por eles.

Da mesma forma que nos amaram incondicionalmente durante as suas vidas, também nos amam enquanto os apoiamos através da sua transição. Precisamos aprender a libertar-nos dos arrependimentos e culpa assim que eles falecem.

Porque os cães são tão sensíveis às nossas disposições e sentimentos eles irão sentir a nossa ansiedade e dor na aproximação da transição. Isto pode causar-lhes preocupação e inquietação. Usando meditações de cura e os princípios de Reiki podemos nos ajudar a permanecer num estado emocional mais equilibrado que por sua vez ajuda os nossos animais a relaxar para que se possam focar na sua própria viagem interior de transição. Tornarmo-nos num parceiro e ajudante do nosso cão na sua transição, será uma das mais duras coisas que faremos nesta vida, mas como poderíamos nós fazer menos que isso? O nosso amor e gratidão por toda a alegria que eles manifestaram na nossa vida ir-nos-á sempre acompanhar.

Cura através da escrita: o exercício dos cinco princípios

Foque-se num princípio de cada vez. Escreva o princípio no topo da sua folha. Depois simplesmente escreva o que lhe vem à cabeça. Não se preocupe com a forma ou quantidade, simplesmente escreva o que surge facilmente: pensamentos, sentimentos, memórias, etc. Permita-se 10 a 20 minutos de tempo ininterrupto para escrever. escrever é uma forma óptima de cura e liberta questões que possam surgir durante este tempo com o seu cão.

Meditação de cura: “Ser gratidão com o seu cão”

Sente-se numa posição confortável, coluna direita, com os braços e ombros relaxados. Relaxe todo o seu corpo à medida que respira profundamente algumas vezes.
Imagine que há raízes a crescer da base da sua coluna para baixo, de forma profunda e ampla para dentro da Terra.
Imagine que a energia poderosa e enraizadora da Terra pode fluir, subindo por estas raízes, em direcção ao centro do seu coração, dando-lhe estabilidade e paz.

Faça 10 respirações, e em cada inspiração, sinta a energia da Terra a subir para o seu coração. Em cada expiração liberte quaisquer emoções, medos ou preocupações que possa sentir dentro de si. Com cada respiração sucessiva sinta mais e mais quietude e estabilidade dentro de si. 
Quando tiver completado as 10 respirações, permita-se manter-se por vários minutos no espaço de energia e estabilidade da Terra que criou com a sua respiração.

Assim que se sentir completamente calmo e conectado com a Terra, traga o seu coração à sua mente. Permita-se pensar sobre as experiências que teve com o seu cão com as quais você é grato. Foque a atenção nas partes únicas daquele ser pelas quais você é grato. Imagine que o seu coração consegue expandir para fora do seu corpo, criando um maravilhoso estado de gratidão à sua volta. Simplesmente convide o seu cão para este espaço.
Imagine que dentro deste espaço do coração, tudo é perfeito e equilibrado. Sinta a gratidão a envolvê-los a ambos, a si e ao seu cão. Liberte-se das suas expectativas (juntamente com quaisquer preocupações sobre o que necessita ser curado) e continue a respirar a calma e força da energia da Terra para o seu coração enquanto partilha este espaço de gratidão com o seu cão por vários minutos até uma hora.

Authorized and reviewed translation 2016 (free translation 2014) Rita Nunes - Eva Pets

Tradução autorizada e revista em 2016 ( tradução livre feita em 2014) Rita Nunes - Eva Pets

Com base na larga experiência do Mestre Ricardo Garé, partilhas em comum, pareceria e divulgação de partes dos conteúdos dos Cursos de Reiki Animal, partilho alguns dos artigos publicados pelo Mestre Ricardo no site reikiveterinario.com.br

Código de ética do praticante de reiki animal

23/08/2016

"Esse código de ética foi criado pela Kathleen Prasad (site dela aqui), mestra em Reiki residente nos EUA e escritoras de livros sobre Reiki em animais. Kathleen também é presidente e fundadora do Shelter Animal Reiki Association (SARA) e foi me passado pela Eva Pets (Facebook dela aqui), amiga, mestra em Reiki, professora de cursos de Reiki em Animais em Portugal e comunicadora telepatia entre espécies.

 

Eu transmito eles para meus alunos dos cursos de Reiki, onde eu falo sobre reiki para animais.

 

Para saber mais sobre o que é reiki, você pode saber por texto e por vídeo clicando: texto sobre Reiki em Animais e vídeo sobre Reiki em animais.

 

CÓDIGO DE ÉTICA DO PRATICANTE DE REIKI ANIMAL

 

Princípios orientadores:

 

- Eu acredito que os animais são parceiros iguais no processo de cura.

- Eu honro os animais como sendo não só meus clientes, mas também meus professores neste caminho de cura.

- Eu compreendo que os animais têm aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais, para os quais o Reiki pode trazer respostas profundas de cura.

- Acredito que trazer o Reiki para o relacionamento humano/animal não-humano é transformador para a visão humana do reino animal.

- Dedico-me às virtudes da humildade, integridade, compaixão e gratidão na minha prática de Reiki.

 

Ao trabalhar com os companheiros humanos dos animais, eu vou:

 

- Compartilhar informações, antes do tratamento, acerca da minha filosofia de cura, o sistema de cura do Reiki e o que esperar num tratamento típico, bem como resultados possíveis, incluindo a possibilidade de reações de cura.

- Fornecer uma política clara, antecipadamente, em matéria de honorários, duração do tratamento e condições de cancelamento, bem como a política de “adiamento”, caso o animal não-humano não queira o tratamento naquele dia.

 

- Nunca diagnosticar. Encaminharei, sempre, as pessoas para um veterinário, quando apropriado.

- Honrar a privacidade dos animais não-humanos e dos seus companheiros humanos.

- Compartilhar as intuições recebidas durante os tratamentos de Reiki, com compaixão e humildade, com a finalidade de ajudar na compreensão do processo de cura.

- Respeitar o direito, dos humanos, de escolher um caminho de cura do animal não-humano, escolher os métodos, tanto holísticos e/ou convencionais que lhe pareçam mais apropriados, com o apoio e orientação de um veterinário de confiança.

 

Ao trabalhar com os animais, eu sigo estas orientações:

 

- Eu trabalho em parceria com o animal não-humano.

- Pedirei sempre, a permissão do animal não-humano antes de começar, e respeitar a sua decisão de aceitar ou recusar qualquer tratamento. Ouvir intuitivamente e observar a linguagem corporal do animal não-humano para determinar a resposta.

- Permitirei que cada animal não-humano escolha a forma de receber o seu tratamento, assim, cada tratamento poderá ser uma combinação de imposição de mãos, de curta distância, e/ou cura à distância, dependendo da preferência do animal.

- Libertarei-me das minhas expectativas referentes a forma como o tratamento deve progredir e/ou como o animal não-humano deve se comportar durante o tratamento e simplesmente confiar no Reiki.

- Aceitarei os resultados do tratamento, sem julgamento e com gratidão para com Reiki e para com a abertura do animal não-humano e participação no processo.

 

Código criado por Kathleen Prasad.

 

Ricardo Garé

Veterinário e Mestre em Reiki"

bottom of page